SEGURANÇA DAS SAÍDAS DE EMERGÊNCIA E PORTAS CORTA FOGO

SEGURANÇA DAS SAÍDAS DE EMERGÊNCIA E PORTAS CORTA FOGO

Brasil Resgate INFORMA!

Portas corta fogo abertas, o impacto na eficiência da pressurização das escadas de emergência, e os riscos do armazenamento indevido de materiais nas rotas de fuga. Como inspecionar, fazer manutenção e cuidar das saídas de emergência, portas corta fogo e rotas de fuga das edificações? Inspeção e manutenção de portas corta fogo.

Já imaginou ter que sair de repente de um local que você não conhece, sabendo que há um incêndio em andamento, e ter que fugir pela Saída de Emergência, com dificuldade para enxergar, respirar e se orientar? Parece difícil, ou angustiante? E se o piso estiver molhado e escorregadio, piorou? E se a rota de fuga estiver obstruída? Pois é, estar nessa situação não é fácil, e por este motivo devemos conscientizar a todos do quão importante são as Saídas de Emergência, e que, uma das principais técnicas de Prevenção é: deixar toda infraestrutura de proteção contra incêndio em perfeitas condições, torcendo que nunca sejam utilizadas, mas prontas para o uso se um dia tiver uma emergência real.

As Saídas de Emergência são entradas para as Rotas de Fuga, que por sua vez são os caminhos mais rápidos e seguros para desocupação de pessoas, na hipótese de uma emergência real. Em edificações verticais, comerciais e residenciais, as Rotas de Fuga normalmente são as próprias escadas de emergência, que conectam todos os pavimentos até o lado de fora do prédio, e geralmente são dotadas de paredes resistentes ao fogo, portas corta fogo, sistema de pressurização de ar, iluminação de emergência, sinalização de segurança, piso antiderrapante, demarcação de solo, corrimão, e etc., com características projetadas para evitar os cenários descritos no início deste artigo, entretanto, infelizmente nos dias atuais ainda nos deparamos com muitos casos de mau uso deste importante sistema de proteção contra incêndio e pânico.

Quando o Brasil Resgate faz suas vistorias preventivas em prédios comerciais e residenciais de muitas das maiores cidades do Brasil e do mundo, infelizmente em pleno século XXI, ainda nos deparamos com cenas como: a) portas corta fogo abertas, escoradas com pesos improvisados ou até mesmo com extintores fora do lugar, b) escadas de emergência obstruidas por lixo, ou restos de materiais usados em reformas prediais, c) pessoas dormindo nas escadas na sua hora de descanso, entre outras. Cabe lembrar que o mau uso das escadas de emergência pode ocasionar incidentes, acidentes com vítimas ou mesmo, em casos extremos, ocorrências fatais de grandes proporções, uma vez que a saída de emergência tinha um complicante que impediu a fuga de 200 pessoas (ou mais) na hora de uma emergência real.

As PORTAS CORTA FOGO abertas indevidamente geram o acionamento frequente dos ventiladores, que mantém as escadas pressurizadas para evitar que a fumaça do incêndio entre, e o consequente aumento na conta de energia elétrica, causando desperdício de recursos, além de não cumprir seu papel preventivo de proteção e segurança das saídas de emergência, aumentando significativamente o risco de penetração de fumaça no interior da rota de fuga, a dificuldade para o abandono das pessoas e, potencializando o risco de mortes durante a desocupação do edifício, especialmente para a população dos andares mais altos.

ESCADAS OBSTRUIDAS geram elevado risco de acidentes, pânico, e podem aumentar consideravelmente o tempo de desocupação da planta, além de provocar vítimas fatais.  

Por isso, mantenham as Escadas de Emergência do seu prédio bem conservadas, não obstruindo-as de forma alguma, e as portas corta fogo fechadas, porém destrancadas.

Todos os prédios tem que ter as Portas Corta Fogo permanentemente fechadas? 

Na maioria dos casos sim. Exceto aqueles prédios que tenham as portas propositadamente abertas e interligadas ao sistema de automação predial, de modo que fechem automaticamente caso o alarme de incêndio seja disparado.

As portas corta fogo devem sofrer manutenções mensais e semestrais de acordo com a Norma - ABNT NBR 11742, conforme segue abaixo:

a) Mensais: devem ser efetuadas verificações do funcionamento automático e funcionamento de todos os acessórios (fechaduras, dispositivos antipânico, selecionadores e travas, etc.). Também deve ser efetuada limpeza dos alojadores de trincos, no piso e batentes, com remoção de resíduos e objetos estranhos que dificultem o funcionamento das partes móveis (dobradiças, fechaduras e trincos); 

b) Semestrais: deve ser efetuada lubrificação de todas as partes móveis e verificada a legibilidade dos identificadores da porta. Devem ser verificadas as condições gerais da porta, quanto à abertura e fechamento em tempo mínimo de 3 segs, e máximo de 8 segundos; assim como sua vedação, pintura ou revestimento, e desgaste das partes móveis, devendo ser providenciada imediatamente a regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em perfeitas condições de funcionamento. 

NOTAS - Para evitar o ataque dos produtos químicos, a limpeza das folhas das portas e do piso ao redor das portas, deve obedecer às instruções do fabricante!

No caso de aplicação de nova pintura, devem ser seguidas as instruções do fabricante, para assegurar a eficácia do tratamento anticorrosivo.

É vedada ao usuário a utilização de pregos, parafusos e abertura de furos, na folha da porta, que podem alterar suas características gerais.

O responsável pela ocupação da planta, síndico ou administrador predial, pode dispor de uma estrutura própria para as manutenções de rotina citadas, porém os serviços que envolvam substituição de qualquer um dos componentes, ou da própria folha da porta, devem ser executados pelo fabricante ou por firmas por ele credenciadas.

Desta forma, embora a manutenção das escadas e das portas corta fogo sejam responsabilidades legais do responsável pela ocupação da planta, todos são responsáveis pela conservação destes sistemas, devendo evitar o mau uso dos mesmos, sob o risco de colocar a segurança de todos em perigo. Por isso, não deixe de fazer a sua parte, mantenha as portas corta fogo fechadas, não obstrua as escadas ou saídas de emergência e reporte qualquer anormalidade identificada para a brigada de incêndio ou para a administração predial.

Conte com a Brigada de Incêndio Profissional - Bombeiros Civis do Brasil Resgate para cuidar do seu empreendimento, mas não deixe de fazer a sua parte!

Pratique Prevenção e Treinamento continuado das pessoas.

Para mais informações sobre os serviços e clientes satisfeitos com o Brasil Resgate | Lazabrasil Segurança Privada, acesse nosso site www.brasilresgate.com.br

#brasilresgate #lazabrasil #brzteam