Como usar o Desfibrilador Externo Automático - DEA?
Brasil Resgate | Lazabrasil Segurança Privada INFORMA!
O DEA foi desenvolvido para o Suporte Básico de Vidas em casos de Parada Cardiorrespiratória, que associado com manobras precoces de Reanimação Cárdio Pulmonar (RCP), aumenta significativamente as chances de sobrevida de uma vítima. No Brasil o DEA pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que ela seja TREINADA e esteja CAPACITADA para aplicação SEGURA do DEA com as manobras de Suporte Básico de Vidas.
- Ao se deparar com uma vítima inconsciente, chame ajuda (TELEFONE DE EMERGÊNCIA), e depois inicie as manobras de Suporte Básico de Vidas com uso do DEA, conforme os protocolos ensinados para esta finalidade.
Veja abaixo o passo a passo resumido:
1 posicione o DEA ao lado da cabeça da vítima, LIGUE o DEA e siga as instruções do comando de voz do equipamento!
2 cole as pás no tórax da vítima
3 encaixe o conector das pás (caso ainda não esteja conectado)
4 siga as instruções do comando de vós do DEA
4.1 analisando o ritmo cardíaco - não toque na vítima
(neste momento o DEA analisa e diz se o choque é recomendado sim ou não)
5 choque recomendado?
se SIM; o DEA vai carregar e piscar botão de [CHOQUE] para ser apertado pelo operador do DEA, após garantir que ninguém toca na vítima, nem há qualquer condução de energia em contato com a vítima para outros meios. Em seguida, siga as instruções do DEA.
se NÃO; siga as instruções do DEA.
Observações: a) a pele da vítima deve estar limpa, seca e sem pelos; b) ninguém pode tocar na vítima nem em material condutivo que esteja em contato com a mesma; c) a vítima não pode estar em movimento; d) o socorrista com o DEA é o responsável pela segurança da descarga do choque.
*Para conhecer mais sobre os protocolos nacionais de Suporte Básico de Vidas e uso do Desfibrilador Externo Automático, acesse a página da Sociedade Brasileira de Cardiologia em https://www.portal.cardiol.br/
IMPORTANTE: o DEA necessita de manutenção periódica conforme o manual do fabricante, mas isso fica por conta da Administração local.
"Primeiros Socorros é melhor você saber e nunca precisar, do que um dia precisar e não saber."