Ao continuar a navegar você está a concordar com a utilização de cookies e a Política de Privacidade deste site. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Publicação Ver mais publicações

Brasil Resgate | Lazabrasil Segurança Privada

Qual o prazo de validade e garantia do Líquido Gerador de Espuma LGE?

Qual o prazo de validade e garantia do Líquido Gerador de Espuma LGE?

O líquido gerador de espuma (LGE) é um concentrado de espuma sintética que atua como uma espécie de detergente no combate a incêndios de classe A e B, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares.

Conforme a NT 03-06 do CBMERJ, o LGE é de uso obrigatório em áreas onde exista um armazenamento de inflamável / combustível superior a 250 litros, e é utilizado em conjunto com hidrantes, mangueiras e esguichos lançadores de espuma, além da bomba proporcionadora. 

De acordo com as informações dos fabricantes de LGE, o tempo de validade deste produto é bastante longo, podendo ser superior a 15 anos, desde que armazenado conforme as recomendações do fabricante, porém uma dúvida frequente entre os usuários do LGE é sobre a necessidade de manutenção deste produto.

Afinal de contas, LGE precisa realizar manutenção periódica, sim ou não? 

*A resposta é sim.

Embora o certificado de garantia e instruções de uso do LGE fale sobre o tempo de validade do produto, ele deixa claro que a renovação da certificação de garantia do produto deverá ser realizada através de ensaio laboratorial (realizado a cada 12 meses), e ensaio de fogo (realizado a cada 3 anos), ou quando ocorrer reprovação no teste em laboratório, de acordo com a Norma ABNT NBR 15511.

A NBR 15511 preconiza também que os ensaios laboratoriais e ensaios de fogo devem ser realizados por laboratórios especializados (podendo ser indicados pelo fabricante), já que requerem condições e equipamentos específicos e normatizados. O estabelecimento avaliador deve fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE) e ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro.

*Além das manutenções periódicas é importante salientar que o produto deve ser armazenado em local apropriado, de acordo com as recomendações do fabricante para o aumento de sua vida útil.

Portanto, fique atento aos prazos e não deixe de realizar as manutenções periódicas necessárias ao LGE de sua planta.

Conte com a Brigada de Incêndio Profissional - Bombeiros Civis do Brasil Resgate para cuidar do seu empreendimento, mas não deixe de fazer a sua parte!

#brasilresgate #lazabrasil #brzteam #timenota10