Publicações

saída de emergência


Legislação de Incêndio no Rio de Janeiro

Quais são os documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro?

Brasil Resgate - Você sabe quais são os documentos que todas as edificações construídas no Estado do Rio de Janeiro devem possuir?

Se não sabe, vamos explicar os principais documentos, para que você possa localizar e manter o arquivo da sua edificação atualizado.


Iniciaremos pelo primeiro documento que toda edificação deve possuir (seja um prédio inteiro ou apenas uma sala comercial, ou mesmo uma loja dentro de um shopping), esse documento se chama LAUDO DE EXIGÊNCIAS - LE.


Este documento deve ser obtido antes da fase de construção da edificação (ou montagem do espaço, no caso de salas ou lojas). Ele serve para dizer quais equipamentos de proteção contra incêndio e pânico devem existir no seu estabelecimento, como por exemplo, extintores de incêndio, abrigos de mangeira, saídas de emergência, etc., dentre outras exigências que estão previstas no Decreto nº 897, de 21 de setembro de 1976, COSCIP Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.


O Laudo de Exigências tem duas maneiras de ser apresentadas; Laudo de Exigências do tipo projeto (o chamado laudo “P”) e, Laudo de Exigências do tipo vistoria (o chamado laudo “V”). A grande diferença entre eles é que o Laudo “P” possui um jogo de plantas que deverá estar em anexo.


Se você compreendeu o seu Laudo de Exigências, agora iremos falar sobre o documento que dá validade a este Laudo, isso mesmo: validade!! É o CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CAO Laudo de Exigências sem o Certificado de Aprovação é praticamente inválido.


O Certificado de Aprovação nada mais é do que, por documento o Corpo de Bombeiros comprovando formalmente, que todos os itens previstos no Laudo de Exigências foram cumpridos.

Por exemplo, se em seu Laudo pede um extintor de CO2 - 06kg, no momento da sua solicitação para o CA - Certificado de Aprovação, este extintor deverá estar em seu estabelecimento, e todas as respectivas documentações serem apresentadas, para que seu CA seja emitido.


Simulado de Abandono de Área


Simulado de Incêndio


Trabalhos em Altura - NR 35


Time Brasil Resgate


Simulado de Desocupação de Emergência


Plano de Escape e Simulado


Brigada Voluntária de Incêndio


NR33 Reciclagem Supervisor de Espaço Confinado


Brigada Voluntária de Incêndio


RCP - Reanimação Cardiopulmonar


Prevenção de Incêndio em Hospitais


Bombeiro Nota 10


Brigadas Voluntárias


Primeiros Socorros a Distância


Reciclagem de Brigada Voluntária de Incêndio


Brigada Voluntária de Incêndio


Brigada Voluntária de Incêndio


Plano de Emergência e Simulado de Escape


Dia das crianças na Loreal Brasil


NR33 - Treinamento de Supervisor de Espaços Confinados


NR11 - Curso de Segurança para Operadores de Empilhadeira


NR33 - Segurança para Trabalhadores e Vigias de Espaços Confinados


NR23 - Treinamento de Brigada de Incêndio Voluntária


Bombeiro Nota 10


Resolução SEDEC 31 - Formação de Brigada Voluntária


NBR 15219 - Plano de Emergência Contra Incêndio


NBR 14276 - Treinamento de Brigada de Incêndio Voluntária


Vigilante Patrimonial


50% extintores de incêndio na recarga é possível?

Qual quantidade mínima de extintores de incêndio deixar na edificação no período da recarga?

Brasil Resgate INFORMA - Quando envio meus extintores de incêndio para recarga, posso ficar com 50% da quantidade total na edificação; ou qual é a porcentagem mínima que devo deixar de cobertura para atender a legislação vigente?

De acordo com a legislação e normatização atuais, não existe qualquer fundamento que autorize a "famosa recomendação" de se manter a quantidade mínima de 50% dos extintores de incêndio da edificação como cobertura garantida durante o período de recarga destes.

Essa informação é um mito que foi se espalhando amplamente, mas que não possui embasamento legal.

A quantidade mínima de extintores de incêndio que a sua planta deve possuir em todo tempo, é a estabelecida no seu L.E. - Laudo de Exigências do CBMERJ - Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Por tanto, na hora de realizar a manutenção dos seus extintores, faça uma boa pesquisa de mercado e procure identificar empresas que te forneçam a maior cobertura possível de extintores enviados para manutenção (100%), ou veja o quantitativo máximo de cobertura que a empresa poderá te fornecer, e envie para manutenção apenas a mesma quantidade de extintores deixadas pelo fornecedor como cobertura. Assim você estará sempre com 100% dos extintores exigidos pelo CBMERJ para sua planta.

Talvez algumas empresas de manutenção de extintor não tenham uma quantidade de cobertura suficiente (100%) para fornecer ao seu empreendimento, contudo, dividindo o total em dois ou mais períodos de manutenção, e organizando bem essa logística, é possível fazer o serviço e ainda manter seu prédio seguro e dentro da lei.

Fique atendo, e não se descuide na segurança contra incêndio da sua edificação.

Grupo Brasil Resgate | LazaBrasil


Brigada de Incêndio Profissional - BRASIL RESGATE


LazaBrasil Segurança Privada - Vigilante Líder


MDX Barra Medical Center - Simulado de Escape 2019


Lei Estadual 8376 - 2019, Obriga Bombeiros Civis em instalações desportivas com alojamento

Rua da Candelária, 79, sl. 1202 - Centro
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20091-020
Tel: + 55 21 2253-3399